Organização

Volta às aulas: Dicas de como organizar da melhor maneira o seu fichário

volta as aulas.png

E ai pessoal,

O post de hoje tem haver com algo que eu particularmente gostava e ainda gosto muito que é a volta às aulas,sinceramente ter férias é muito bom, mais ter aquela sensação de que você vai começar mais um ano, vai conhecer pessoas novas,ter novos professores e ainda por cima ir comprar o seu material,acredito que não tenha sensação melhor.Então decidi trazer para esse mês de janeiro alguns posts ligados a esse assunto, como dicas de organização, de estudo e ainda por cima alguns DIY .

E para começar  essa série de conteúdos ,vou trazer dicas de como organizar da melhor maneira o seu fichário, eu particularmente sou apaixonada por fichário e de maneira alguma troco por caderno,desde da 7º série que eu uso e por todas esses anos de experiência consegui me adaptar e  saber lidar com ele de maneira muito organizada, posso sim falar que já fui vítima,mais quem não foi, quem não ficou com ele todo desorganizado ou não sabia  a qual matéria certa folha pertencia, ou quando o fichário abre e sai todas as folhas e você acaba perdendo toda a sequência,vivi tudo isso e sei que não é nada fácil lidar,e por exatamente acontecer coisas desses tipos que as pessoas acabam desistindo logo de cara e correndo  de volta pros cadernos,mais agora você não terá mais esse tipo de problema, aqui está todas as minhas dicas para você aproveita-lo da melhor forma.

Então vamos parar logo de enrolar e bora para as dicas:

  • Cores das folhas:

Sim ,as  cores  das folhas pode te ajudar a organizar quando se trata das matérias,mas não aconselho aquela folha toda decorada, a que eu indicaria séria aquela da tiliflex que é toda branca mais  a bordinha é colorida, com isso você pode separar cada montinho de cor para uma determinada matéria, assim  logo de cara pode se identificar a onde aquela folha deve ir,e apesar de não ser uma infinidades de cores você pode também separar por áreas, como exatas, biológicas e humanas.

folha

  • Data/ numeração/nome da matéria:

Essas três regrinhas é a que eu uso e a que a salva minha vida, assim posso tirar as folhas sem preocupação ,e faz com que eu não necessariamente precise levar sempre o fichário aonde eu for, porque querendo o não seu único ponto negativo para mim é ele ser bem pesadinho devido a capa.

Mas o único detalhe é que não pode esquecer de anotar essas regras para não perder a sequência das folhas.Para isso então sempre separo um tanto de folhas para cada matéria e no canto superior ou inferior eu a inúmero, coloco o nome da matéria,e por fim a data conforme as aulas, isso ajuda muito porque deixa as folhas todas em ordem e facilmente fácil de identificar sua  sequência.

2017-01-06 03.57.08 1.jpg

  • Saquinhos plásticos  como se fossem pastas:

Sabe aquelas folhas como as de provas ou trabalhos e até os xeroxs que na faculdade tem e muito mas  que ficam todas jogadas porque as vezes você não leva uma pasta que seria uma das soluções para ficar tudo organizado,então para ficar mais fácil,sabe aquelas saquinhos plásticos daquelas pastas de “desenho”, então elas podem ser mais uma solução para este simples problema, basta colocar uma a cada final de repartições de matérias ou uma no final do fichário para que as folhas não fiquem jogadas.

pasta1

  • Retirar as folhas:

Essa é outra dica ,assim que acabar o semestre, retirar as folhas que não serão mais usadas,grampear e  depois guardar em uma pasta sanfonada,assim faz com que o fichário não fique tão pesado  a ponto de ficar abrindo e nem que as folhas comessem a rasgar, e se por a caso você um dia precisar, terá tudo guardado de forma organizada.

pasta.png

  • Post -it:

O post-it é uma ótima forma de ter sempre a vista notificações caso você  tenha tarefas para aquele dia ou semana, eu sempre fiz isso anotar a minha obrigação principal da escola ou faculdade do dia em um post-it e na agenda,e o post-it eu colava na capa de dentro do fichário, porque assim que eu o abrisse já me chamaria a atenção e logo me lembraria da minha obrigação,porque querendo ou não as vezes esquecemos de checar a agenda.

po.png

E ai gostaram das dicas? Se vocês gostam desse tipo de post me deixem  aqui nos comentários que eu posso trazer mais dicas como essas.Beijos!

save-to-my-cumputer

25 comentários em “Volta às aulas: Dicas de como organizar da melhor maneira o seu fichário

    1. Haha se eu fosse você investia no fichário,parece ser difícil mais aos poucos você vai se adaptando e ainda por cima pode aproveitar para por as dicas do post em prática,porque quando você aprende a se organizar com ele não passa nem pela cabeça a possibilidade de voltar para o caderno,sem falar que caderno acabou as folhas da matéria,você tem que pegar um novo e aguentar o peso dos dois,porque no antigo ainda tem matéria que você usa,isso pra mim é um saco.
      Espero que eu tenha te convencido kkkkkkk,brincadeira.Mais pode acreditar você não irá se arrepender se usar fichário!Beijos e obrigada pelo carinho ♡.

      Curtido por 1 pessoa

  1. Olá!
    Adorei o post e as ideias de organização do fichário. São fáceis de aplicar e ajudam nas tarefas do dia a dia. Nada como uma rotina de estudos bem organizada. Eu tenho um blog sobre organização e adoro novidades sobre o tema.
    Um abraço e bom ano novo para você!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi!
      Com certeza pequenas dicas como essas facilitam e muito a vida,ainda mais quando está relacionado aos estudos,ver tudo organizado e certinho estimula a vontade de estudar e de manter tudo bonitinho, e acaba que nada fica fora do lugar.
      Vou passar pelo seu blog sim ,pois assim como você também adoro dicas e ideias para organização,e esse ano uma das minhas metas é ser mais organizada,e tenho certeza que vou colher muitas dicas por lá.
      Beijos,obrigada pela visita e um bom ano para você também ♡ .

      Curtido por 1 pessoa

    1. Haha fico feliz que tenha gostado e realmente essas dicas facilitarão e muito a vida de qualquer estudante a ponto de até as folhas pararem de rasgar.
      Eu ainda estudo então compro “material”, mais nunca será igual o de quando comprava para escola, onde tinha todo um mimo e aquela ansiedade de ver tudo novinho,essas é uma das partes da época de escola que sempre deixa muita saudade.
      Beijos e obrigada pela visita ♡.

      Curtido por 1 pessoa

    1. Isso ai lindona volta a usar sim (Ai que felicidade mais uma pro time 😍) e te garanto que com essas dicas vai ser pura organização e isso vai até contribuir pra notas, acredita em mim kkkkkkkk.
      Beijos ❤, e fica ligadinha que logo logo apareço com mais dicas 😛

      Curtido por 1 pessoa

  2. Eu também adorava o regresso às aulas, adorava aquelas compras na semana antes para cadernos e canetas ahah

    Nós somos o Sr. Ténis e a Sra. Saltos e se gostas de humor e temas desde típicas coisas femininas (maquilhagem, séries) a coisas como tecnologias e desporto, vem dar uma olhadela! Beijoca

    Curtir

    1. Acho então que podemos considerar que essa época uma das melhores da vida de qualquer estudante, fora a sensação que era maravilhosa de ter tudo bonito e novinho.
      Pode deixar que vou passar sim pelo blog de vocês,e obrigada pela visita.Beijos

      Curtir

  3. Amei as dicas! Esse ano estou pensando em usar fichário pois usar caderno ficou mto dificil na faculdade, já que algumas matérias a gente escreve 100 folhas e outras 5, mas estava preocupada com a organização. Agora já uma luz para a minha escolha 🙂

    Curtir

    1. Realmente é bem isso que acontece,e o caderno não acaba colaborando, diferente do fichário que trás essa praticidade.
      Mas super te indico a usar, parece ser um bicho de sete cabeça,mas no final não é,basta saber se organizar, e essas dicas vão te ajudar e muito, e qualquer coisa também é só da um berro aqui comigo que eu te ajudo e passo outras dicas, porque se tem uma coisa que eu sei lidar é isso kkkkkkk,muitos anos de experiência.Beijos!!

      Curtir

    1. Haha sei bem como é isso,mais te garanto que seguindo essas diquinhas nunca mais você vai perder nada e muito menos ter um fichário desorganizado.Depois que você começar a colocar em prática vem me contar se está dando certo viu?!Beijos ❤

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

